Para operar e sustentar um edifício durante toda sua vida útil há um cociente de energia necessária que é demandada. Todo o projeto pensado com vistas a eficiência energética busca reduzir os custos de operação e manutenção e melhorar a qualidade de vida dos ocupantes, com mais conforto térmico, acesso à luz natural com menor gasto de energia.
Integrar ao projeto análises com execução de simulações de energia, podemos entender a extensão e o valor de cada decisão que irá impactar na eficiência do edifício.
Estratégia passivas, como orientação do edifício, desenho da volumetria, percentagens e tipos de envidraçamento não “custam mais” e podem contribuir para diminuir drasticamente os custos de manutenção dos edifícios.
Assim como dimensionar os sistemas de ar condicionado e as cargas demandadas em função do desenho de projeto, é o meio mais objetivo de não ter surpresas na demanda de energia para manutenção do conforto térmico dos ocupantes.
Ao passo que, se foram mal projetados, vão impactar diretamente no valor que será despendido por proprietários e inquilinos ao longo da vida útil deste edifício
A análise energética possibilita calcular antecipadamente o custo anual da demanda de energia e, calcular o impacto das decisões de projeto.
CONSULTORIA EM EFICIÊNCIA ENERGÉTICA
Simulações computacionais com soluções em eficiência energética e conforto térmico realizadas por interface com software que proporcionam maior assertividade nas escolhas projetuais.
Simulações de eficiência energética com relatório de cálculo por meio de software
Elaboração de relatórios que proporcionam um direcionamento de projeto mais racional, sustentável e energeticamente mais eficiente para a construção civil
Adequações de projetos pré-existentes para a diminuição do consumo energético (pode-se atingir consumo 30% menor do que as edificações “sem análise de consumo de energia”).
Estudos de insolação para inverno e verão
Dimensionamento de elementos de sombreamento para diminuir o ganho de calor no verão
Dimensionamento e escolha de sistemas de envidraçados (e tipologia de vidros) para evitar ganho ou perda de calor ou ofuscamento em edifícios comerciais e residenciais